Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário sediadas em Gaspar realizaram uma atividade prática de fiscalização dos sistemas preventivos contra incêndio e pânico em imóveis do município. A ação reuniu Bombeiros das áreas operacional e administrativa, incluindo estagiários, como forma de ampliar o contato e conhecimento das atividades inerentes ao CBMSC. A prática ocorre em complemento à Instrução de Manutenção em Segurança Contra Incêndio e Pânico, iniciada em 9 de outubro, com término em 10 de dezembro.
Monitorados por um profissional da SAT - Seção de Atividades Técnicas, Bombeiros visitaram imóveis com grande concentração de público, como estruturas multifamiliares, empresas, igrejas e salões de festas. O treinamento teve como principal objetivo instruir sobre a prevenção de incêndios nestes locais e como agir caso eles ocorram.
Diversas precauções foram abordadas, como por exemplo, a exigência de que os espaços de reunião de público tenham ao menos duas saídas de emergência, com largura adequada para a capacidade de lotação do imóvel. Os sistemas de sinalização de abandono do local e iluminação de emergência também devem ser aplicados, permitindo que os ocupantes consigam sair com segurança em caso de emergências. Além disso, o imóvel deve possuir extintores e sistema hidráulico preventivo, em quantidade proporcional ao tamanho e capacidade de público.
A capacitação demonstrou que, além de equipamentos e condições físicas adequadas, os Bombeiros necessitam da constante capacitação para atuarem da forma mais eficiente possível. Por este motivo, o CBMSC promove diversos cursos, inclusive à distância, a fim de aprimorar o conhecimento do efetivo.
Créditos: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina