Nos dias 18 e 19 de novembro e 3 e 4 de dezembro, a 2ª Região de Bombeiro Militar (2ª RBM) promoveu o Treinamento de Mergulho Autônomo (TMAUT), reunindo 16 bombeiros militares mergulhadores de três batalhões: 2º BBM, 5º BBM e 9º BBM. A capacitação somou um total de 32 horas de instruções práticas e teóricas, realizadas em diferentes locais, como piscina, a barragem de Campos Novos, o rio Canoas em Curitibanos e a Câmara Hiperbárica em Itajaí.
O principal objetivo do treinamento foi promover a atualização doutrinária e técnica dos participantes, além de apresentar novas tecnologias e procedimentos para operações de busca subaquática. Durante o evento, foram introduzidas a nova Diretriz Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e a Ordem de Serviço da 2ª RBM para atividades subaquáticas, alinhando as práticas operativas na região.
De acordo com o major Renan Cesar Vinotti Ceccato, subcomandante do 2º BBM de Curitibanos, "a prática do planejamento de mergulho com o uso de tabelas de tempo submerso e correção de altitude foi um dos destaques, reforçando a segurança das operações."
Entre as inovações tecnológicas apresentadas, o sargento Gatto, mergulhador da 2ª RBM, demonstrou o uso de sonar, câmera e rádio comunicação subaquáticos, enquanto a busca com cinotecnia foi exemplificada pelo Sargento Fumagalli e o cão Hunter.