Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), realizada na terça-feira, 14, foi aprovada, por unanimidade, a Moção de Aplauso MOC/0030/2023, proposta pelo deputado estadual Jair Miotto (União Brasil).
A proposição reconheceu os relevantes serviços prestados à comunidade pelo sargento Luciano Garcez e pelo cabo Ezequiel Soares de Souza, lotados no 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), em Florianópolis.
A moção foi proposta pelo deputado devido a um atendimento realizado pelos dois bombeiros. No dia 22 de fevereiro de 2022, o sargento Garcez e o cabo Ezequiel atenderam uma ocorrência envolvendo o resgate de uma vítima que ficou com as pernas presas por um elevador. Segundo os bombeiros, a situação era muito complicada, mas com o uso da técnica e de equipamentos corretos o atendimento teve grande êxito. "Agradecemos o reconhecimento. Realmente foi uma situação que fugiu do protocolo e exigiu rapidez, conhecimento técnico e escolha da melhor ferramenta para o resgate. E, graças a Deus, a vítima foi socorrida com vida", comentaram os militares.
Durante a sessão, o deputado fez uso da palavra para enaltecer o trabalho realizado pelos bombeiros. "Durante atendimento realizado no ano passado, algo inusitado ocorreu o que exigiu serenidade, prudência e destreza por parte dos bombeiros Garcez e Ezequiel. A vítima estava com as pernas presas e estava com a vida em risco. Mas, com excelência e sabedoria, resgataram a vítima com vida. Foram verdadeiros heróis. Por isso, esta justa homenagem e reconhecimento", justificou o deputado.
Os bombeiros homenageados, sargento Garcez e cabo Ezequiel, estiveram presentes na sessão, acompanhados pelas esposas Rosania Kinzel Garcez e Karoline Espíndola. Também presentes, o comandante do quartel central de Florianópolis, subtenente Ricardo Angelo Volpato, e o pastor Doriel Soares de Souza.