Um bebê de apenas quatro meses que estava engasgado com secreção foi salvo pela equipe de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Piratuba, no Meio-Oeste, na noite desta sexta-feira (23). O resgate durou cerca de um minuto.
Era 21h50 quando um veículo chegou acionando a buzina em frente à corporação de Piratuba. Uma mulher desceu com um lactente que estava engasgado. Imediatamente, o bombeiro comunitário Gustavo Andrey iniciou as manobras de desengasgo. Virou o bebê de barriga para baixo, deixando a cabeça mais baixa que o tronco, e iniciou a tapotagem, que consiste em bater de forma ritmada nas costas do bebê, com a mão em concha.
Nas imagens captadas pelas câmeras de segurança, é possível acompanhar toda a ação. Enquanto o bombeiro realiza as manobras, os pais acompanham aflitos. Com as manobras corretas, em cerca de 45 segundos, o bebê foi salvo.
"Possuir uma equipe qualificada é o maior patrimônio que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pode ter. Seguimos sempre em prontidão em todos os momentos para atender de forma rápida e eficiente toda a comunidade", afirmou o comandante do CBMSC em Piratuba, Nilton Gruber.
Engasgamentos
Somente em 2024, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já atendeu 104 casos envolvendo engasgamento de crianças menores de 1 ano. Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples, seguidas de um vídeo explicativo com o tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:
O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.