PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (311 palavras)

Bombeiros treinam resgate de vítimas presas a escombros em Tijucas

 

Do dia 5 até o dia 9 de novembro, o Centro de Treinamento de Tijucas recebe o 2º Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Serão 70 horas de instruções diurnas e noturnas, nesta edição, que atende 18 alunos, inclusive de outros Estados da Federação.

 

 

“A ideia é se tornar uma referência nacional neste tipo de modalidade e reunir colaboradores de todo o Brasil, bem como da América Latina, haja vista que vários de nossos instrutores têm formações no Chile, na Guatemala e afins”, explica o Tenente Coronel BM Luciano Mombelli da Luz. Este é o segundo ano consecutivo que o Centro de Treinamento recebe o curso, que visa o atendimento de ocorrências que envolvem quedas de estruturas e de edificações. A intenção é o aprimoramento de técnicas para localizar, estabilizar e extrair vítimas deste tipo de ocorrência, além de possibilitar para as forças tarefas um maior preparo ao lidar com estas situações de risco. “Até mesmo o que precisaríamos fazer em casos de terremotos, como o que atingiu o México e acarretou o colapso de vários prédios. É nossa missão estar preparado para tudo que pode acontecer, com planejamento e técnicas indispensáveis que sirvam para nossos profissionais e para as vítimas”, conclui.

 

O curso deverá ocorrer anualmente, segundo o Tenente Coronel, como resultado de um projeto que veio sendo construído desde 2010. O Centro de Treinamento leva o nome do 2º Sargento BM Delamar Raul de Moraes, que faleceu ano passado e foi homenageado devido ao seu empenho para tornar o evento uma realidade.

 

Confira as galerias completas das fotos:

Galeria I - Clicando aqui

Galeria II - Clicando aqui

 

Créditos: Tenente Coronel BM Luciano Mombelli da Luz. Texto: Andrey Lehnemann - Jornalista. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques.
Centro de Comunicação Social

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193