Bombeiros participam de consórcio intermunicipal em Fraiburgo

Bombeiros Militares de diversas regiões do Estado reuniram-se no 1º Núcleo de Desenvolvimento Regional do Consórcio Intermunicipal Catarinense - CIMCATARINA, realizado em 26/11, no Centro de Fraiburgo. O encontro foi importante para o aperfeiçoamento constante nos processos logísticos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

O CIMCATARINA tem por objetivo a união dos municípios do Estado de Santa Catarina para o desenvolvimento regional, buscando formas de articulação intermunicipal com foco na otimização, racionalização e transparência na aplicação dos recursos públicos. Atualmente, o CIMCATARINA é constituído por 73 municípios Catarinenses, que ratificaram por lei o Protocolo de Intenções.

Participaram da reunião o Tenente Coronel Diniz, Comandante do 2ºBBM de Curitibanos, Tenente Coronel BM Marcos, Comandante do 11ºBBM de Joaçaba, Tenente Coronel De Lima, Chefe da 4ª Seção do Estado Maior Geral do CBMSC, e Tenente Coronel Parizotto, Comandante do 11º BBM de Xanxerê, além do 2º Tenente BM Manoel, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Fraiburgo e Bombeiros Militares que trabalham na área da logística do CBMSC.

Os membros do CIMCATARINA, Elói Rönnau, Diretor Executivo, e Luiz Carlos de Freitas Júnior, Diretor de Administração, conheceram as principais demandas da Corporação em relação aos materiais específicos para a execução dos serviços de Bombeiro. Os diretores também explicaram o funcionamento do consórcio, reiterando que qualquer município catarinense pode participar dos programas do CIMCATARINA, desde que a Lei Municipal autorize a adesão. Desta forma, os municípios podem realizar aquisições através do consórcio intermunicipal, trazendo economia nos processos de compra.

Na reunião, Maurício Perazzoli, Coordenador do Grupo de Trabalho de Eventos Extremos de Fraiburgo esclareceu que o grupo foi criado com objetivo de intercambiar, interagir e trocar informações e conhecimentos, além de sensibilizar, mobilizar e debater sobre o tema, exercendo um papel fundamental na gestão de risco de desastres do município.

Créditos: OBM Fraiburgo