Bombeiros participam de formação de Pilotos de RPAS/VANT

Nos dias 6 e 7/11, a Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) realizou um Curso de Formação de Pilotos e Observadores de RPAS(Remote Piloted Aircraft)/VANT (veículos aéreos não tripulados), na sede do Tabajara Tênis Clube, em Blumenau. O equipamentos VANTs são conhecidos popularmente como Drones. Participaram do curso servidores da FATMA, Policiais Militares Ambientais e dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Cabo BM André Francisco Pugas (10° BBM) e Soldado BM Renato Augusto Mertins (BOA - Blumenau), totalizando 10 profissionais.

Temas como Legislação para o uso de VANTs, montagem dos equipamentos e voo demonstrativo, sensoriamento remoto e processamento digital de imagens, segurança de voo e técnicas de pilotagem, prática de voo, foram algumas das matérias ministradas. O curso teve 20 horas de capacitação, com um módulo teórico e outro prático.

O principal objetivo do treinamento foi qualificar e habilitar profissionais para pilotar RPA/VANTs, além de aproximar os servidores da legislação reguladora do tema, qualificar os servidores para o uso de aplicativos em fiscalização e trabalhos de busca, em técnicas seguras de preparação de voo e em segurança operacional e habilitar para o uso de RPAS.

O CBMSC iniciou os trabalhos com os RPAS em meados de janeiro de 2017, para utilização em trabalhos de busca de pessoas e em monitoramento preventivo no litoral catarinense nos períodos da operação veraneio.

“O mais importante do curso é a segurança. Nosso objetivo foi aproximar nossos servidores da legislação e conscientizá-los da responsabilidade que o piloto deve ter ao manejar um equipamento e na necessidade de criar uma rotina de segurança. No curso enfatizamos que mais importante que a operação dos Drones é a segurança das pessoas e do meio ambiente. Preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio são requisitos para uma operação segura”, disse Mário Henrique Vicente, Coordenador da Câmara Técnica de auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS.

O treinamento foi realizado pelo Capitão Átila Medeiros Sarte, do CBMSC e pelos membros da Câmara Técnica de auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS, liderada pelo assessor de Auditoria Interna da FATMA, Mário Vicente, e formada pelos servidores Carlos Cassini, Diego Hemkmeier Silva, Davis Vieira da Rosa, André Adriano Dick, Djoni Silva, Alessandro Ostetto e Adrio Peixoto Centeno.

Créditos: 1º Ten BM Marcelo Della Giustina da Silva - Chefe do B5 do 10º BBM