1 minuto para leitura (292 palavras)

Bombeiros promovem campanha de vacinação institucional em Urussanga

Bombeiros Militares e Comunitários de Urussanga participaram de uma campanha para atualização da carteira de vacinas do efetivo militar, realizada na última quarta-feira (29). Agentes do setor de Vigilância em Saúde Municipal compareceram no quartel em três datas distintas, com objetivo de prevenir doenças causadas pelo contato dos profissionais com vírus e outros transmissores. A ação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, representada pelo secretário Ademir Becker.

30 05 Vacinacao

A campanha teve como público alvo todo o efetivo operacional e administrativo, com atualizações das vacinas contra Influenza, Hepatite B, Tríplice Viral, Tétano e Febre Amarela. O cumprimento do calendário de vacinação em dia é de extrema importância para os profissionais do CBMSC, que lidam com situações rotineiras que expõem os profissionais a possíveis  contaminações. Atendimentos de busca e resgate em rios, lagos ou enchentes são suscetíveis ao contato com água contaminada, além de ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar em que frequentemente os bombeiros estão expostos à ferimentos, sangue e secreções corporais que podem oferecer risco à saúde dos militares.

30 05 Vacinacao3

A implantação do calendário de vacinação ocupacional da corporação faz parte do Planejamento Estratégico 2018/2030 do CBMSC. O Comandante do Pelotão, 2º Tenente BM Rafael Melo Marques, ressaltou o valor da campanha. "Em virtude da natureza das atividades desenvolvidas pela corporação, as quais submetem os profissionais bombeiros a maiores riscos de doenças, a implantação do calendário de vacinação na OBM é de fundamental importância e isto faz com que o processo de imunização se torne um mecanismo essencial na prevenção das enfermidades.” destacou o Comandante.

30 05 Vacinacao2

Créditos: 2º Tenente BM Rafael Melo Marques. Arte da capa: Joyce Borges Alves França - Estagiária CCS CBMSC