Bombeiros chegaram da Romênia com festa em duas cidades do Oeste

Na tarde da última terça-feira (05/09), chegaram às cidades de Joaçaba e Chapecó os Bombeiros Militares que representaram o Brasil no Desafio Mundial de Resgate Veicular (World Rescue Challenge), que este ano aconteceu na Romênia e teve a participação de 34 delegações de 20 países. Nas cidades sedes do 6° e do 11° Batalhão de Bombeiros Militar, Chapecó e Joaçaba, respectivamente, os Bombeiros foram recebidos com festa.

Chapecó

Em Chapecó, assim que chegaram na cidade, os competidores foram recebidos pelos Bombeiros colegas de serviço e levados de caminhão até a Prefeitura de Chapecó, onde foram recebidos pelo prefeito, Luciano Buligon, pelo vice-prefeito, Élio Cella e pelo Comandante da 3º Região de Bombeiros Militar, Coronel BM Luiz Carlos Balsan.

Depois, mais uma surpresa: um batismo de boas-vindas em frente ao monumento principal da cidade, o Desbravador, em comemoração à participação da equipe no campeonato.

Participaram da competição, pelas cidades de Chapecó e Concórdia, os Bombeiros Tenente Ecco, Sargento Alberto Augusto Wille, Sargento Ítalo Malvessi, Soldado Eduardo Junior Zini, Bombeiro Voluntário Anderson e Bombeira Voluntária Flávia.

Joaçaba

Já em Joaçaba, os Bombeiros que formaram a equipe Alfa, e que participaram pela primeira vez de um evento desse porte, trouxeram dois troféus para casa: O de Melhor Equipe em Desenvolvimento Categoria Complexa e o de 3º Lugar Manobra Complexa. A equipe de Joaçaba também conquistou as seguintes posições:

6º Lugar Geral em APH

10º Lugar Geral Técnica

13º Lugar Geral

13º Lugar Geral em Comando

Para custear a viagem internacional, os Bombeiros Militares arrecadaram dinheiro com patrocinadores, além de vendas de rifas e pastéis. Uma vaquinha virtual também foi feita para custear as despesas.

Durante a XVII Olimpíada Catarinense de Bombeiros, que aconteceu no último dia 26 em Joaçaba, os Bombeiros também contaram com o apoio dos colegas e comercializaram rifas no evento. Também tiveram grande colaboração das empresas nacionais e multinacionais sediadas na região Oeste do estado, que contribuíram financeiramente ou com seus produtos. Também tiveram apoio da imprensa local, que se prontificou a divulgar as ações para a busca de recursos, além do apoio das Associações de Bombeiros Comunitários de Joaçaba, Chapecó e Catanduvas.

Apesar da grande mobilização, os integrantes arcaram com algumas despesas e agora buscam repor esse valor. Eventos estão sendo realizados em Joaçaba e camisetas da equipe podem ser adquiridas através do B-3 do 11º BBM (11_b3@cbm.sc.gov.br). Quem quiser contribuir, basta entrar em contato com o e-mail acima.

Participaram os seguintes Bombeiros de Joaçaba e Catanduvas: Cabo BM David Azevedo de Souza e os Soldados BM Gustavo Parisotto Ferreira, Cristiano Bernardi, Willian Paredes Barreto, Otávio Antônio Morés, Eledir Vieira Alves e JUlio Pinto Neto.

Créditos: Leda- Soldado BM- B5 11°BBM e Julia Galli- Estagiária 6°BBM