Logo CBMSC Logo Centenário

PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (453 palavras)

BOMBEIROS REALIZAM BUSCA E RESGATE DE TRILHEIRA PERDIDA NO SANTINHO, EM FLORIANÓPOLIS

Na noite de terça-feira. 27, por volta das 20h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), atendeu a uma ocorrência de busca e resgate na trilha de acesso à Caverna Encantada, na região do Santinho, em Florianópolis. A Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) recebeu o chamado após dois solicitantes relatarem a visualização de uma luz intermitente e pedidos de socorro, provenientes de uma mulher que se encontrava em local de difícil acesso, fora da trilha principal.

Devido às características do terreno (área íngreme, com costão rochoso, vegetação densa e risco de queda) e ao fato de a ocorrência ter se dado no período noturno, houve inicialmente a indicação de possível necessidade de técnicas de salvamento em altura. Diante disso, o GBS solicitou apoio ao Comandante de Área, sendo empenhados seis bombeiros militares, que deslocaram até o início da trilha com equipamentos específicos para resgate em ambiente vertical. 

Após progressão pela trilha e reconhecimento da área, a vítima foi localizada fora da trilha principal, em um ponto de difícil acesso em meio à vegetação. No local, constatou-se que não seria necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura, sendo possível realizar a abordagem de forma segura por progressão terrestre.

A vítima, uma mulher consciente e orientada, apresentava exaustão, ferimentos leves causados pelo contato com a vegetação e entorse em membro inferior direito, o que dificultava sua locomoção. Ela relatou que havia se afastado da trilha principal e não conseguiu retornar, permanecendo no local até o anoitecer, quando passou a sinalizar com um isqueiro para pedir ajuda. 

Depois da avaliação primária e a estabilização do membro lesionado, a vítima foi auxiliada pela equipe durante a progressão controlada pela trilha até um local seguro. Em seguida, foi orientada e optou por deslocar-se para avaliação médica por meios próprios, encontrando-se em condição estável no momento da liberação.


Créditos:
Texto: Cabo  Hülse e estagiária Maria Worm
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193