Bombeiros realizam perícia de incêndio durante pós-graduação do CBMSC

Alunos da pós-graduação em Perícia de Incêndios e Explosão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram a primeira investigação real durante o período de estágio. A ação foi promovida na última quarta-feira (18), em uma sala comercial atingida por um princípio de incêndio, no Centro de Blumenau.

23.09 PericiaIncendioGaspar2

Composta pelo Tenente BM Basílio, Tenente BM Douglas e Sargento BM Alves, lotados em Gaspar, a equipe realizou a investigação do sinistro, ocorrido no dia anterior (17). A sala abrigava um centro de estética que, segundo a proprietária, foi atingido pelas chamas após um suposto curto-circuito. A esteticista afirmou ter deixado um aparelho de rádio na tomada durante uma saída rápida, sendo surpreendida pela movimentação dos comerciantes vizinhos ao retornar.

Populares informaram terem visto fumaça saindo da janela do salão, no qual arrombaram a porta e iniciaram o combate ao fogo com uso de um extintor de incêndio, encontrado no condomínio. O Corpo de Bombeiros Militar também foi acionado e, chegando ao local, constatou que os inquilinos agiram de forma correta, minimizando os danos causados pelo incêndio enquanto aguardavam atendimento especializado.

23.09 PericiaIncendioGaspar3

A guarnição retornou ao local no dia seguinte e aplicou técnicas para identificar as causas do incêndio, como a análise do sistema elétrico e marcas de propagação das chamas. A equipe ainda verificou a eficiência dos Sistemas Preventivos Contra Incêndio e Pânico do condomínio, demonstrando a importância de manter em dia as vistorias e equipamentos exigidos pelo CBMSC. As causas do incêndio serão apuradas após término da investigação.

Capacitação em nível superior

Uma semana antes do acidente, em 11 de setembro, a aula do curso de Perícia em Incêndios e Explosões abordou o tema “eletricidade”. As instruções expuseram casos de instalações elétricas irregulares, um dos maiores causadores de incêndios atendidos pela corporação.

23.09 PericiaIncendioGaspar4

Um exemplo comum é a instalação caseira de um chuveiro mais potente em um sistema com fiação mal dimensionada. Neste caso, a fiação pode superaquecer e provocar um incêndio, portanto, recomenda-se que este ou qualquer serviço elétrico seja feito por um profissional certificado.

O Curso de pós-graduação de Perícia em Incêndios e Explosão é realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, com formação prevista para fevereiro de 2020.

Créditos: 1º Tenente BM Douglas Tomaz Machado – Comandante do 4º/1ª/3ºBBM