Na tarde de domingo, 13, por volta das 14h, o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado pela Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) para atendimento a uma ocorrência de embarcação parcialmente submersa na região marítima da Praia de Ponta das Canas, em Florianópolis.
A partir do recebimento de imagens da situação e de contato prévio com o proprietário da embarcação, a guarnição iniciou o planejamento da operação e deu início ao deslocamento com a embarcação "Resgate-05". Após cerca de 15 milhas náuticas de navegação, foi realizado o primeiro contato visual com a embarcação e com o proprietário, que se encontrava nadando nas proximidades. Não havia vítimas no local.
A embarcação, de 7 metros de comprimento, fabricada em fibra de vidro e equipada com motor de popa de 115HP, estava submersa, com apenas a proa visível — o restante do casco encontrava-se a aproximadamente três metros de profundidade.
Seguindo os protocolos de segurança para operações subaquáticas, a equipe realizou o gerenciamento de riscos, avaliou a estrutura e iniciou o processo de reflutuação. Para a elevação da embarcação, foram utilizados quatro flutuadores de 30 litros e dois de 60 litros, estrategicamente posicionados para trazer parte da estrutura de volta à superfície.
Após a estabilização, a embarcação foi rebocada por cerca de 100 metros até uma área rasa próxima à faixa de areia, onde foi encalhada em segurança, ficando sob responsabilidade do proprietário.
A guarnição retornou ao Grupamento de Busca e Salvamento após a conferência dos materiais e finalização dos procedimentos. A operação foi concluída com êxito e sem registro de feridos.