Na tarde do dia 8, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com a equipe do Quartel Central de Florianópolis, participou de um simulado de resposta a emergências radiológicas (SIREX) na sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O exercício, organizado pela Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do IFSC, teve como objetivo capacitar as equipes de atendimento para situações envolvendo materiais radioativos, visando à proteção e redução dos riscos associados a produtos perigosos.
No cenário simulado, a ocorrência envolvia um acidente automobilístico com um veículo que transportava materiais radioativos, resultando em múltiplas vítimas. A equipe de bombeiros isolou a área, dimensionou a cena e realizou a triagem das vítimas. A equipe do Quartel Central, com as viaturas, caminhão e ambulância, iniciou o atendimento com o combate a um foco de incêndio no veículo acidentado. Após o controle do fogo, a equipe passou ao atendimento das vítimas, que foram protocoladas e encaminhadas às áreas de descontaminação, incluindo os socorristas e bombeiros, que também passaram por esse processo.
A ação contou com a colaboração de estudantes dos cursos Técnico de Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Superior em Radiologia, promovendo um ambiente de aprendizado prático e interdisciplinar para todos os envolvidos.