O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) realizou o Treinamento de Combate a Incêndio Urbano (TCIU). Participaram 20 bombeiros militares e comunitários das cidades de Benedito Novo, Botuverá, Blumenau, Brusque, Gaspar e Rio dos Cedros. A prática foi sediada nos municípios de Benedito Novo e Blumenau.
O treinamento foi realizado entre os dias 16 e 17 de abril. No primeiro dia, o TCIU contou com aulas teóricas, nas quais foram abordados assuntos como ventilação tática, técnicas de busca e retirada de vítimas, procedimentos de descontaminação e RIT (Equipe de Intervenção Rápida). No segundo dia, os bombeiros militares e comunitários colocaram os conhecimentos teóricos em prática no Simulador Tático de Combate a Incêndio, em um ambiente controlado e realista.
Os soldados Jorge Lucas Teixeira e Gerson Henrique Eggers Torres ministraram as aulas.
"Durante toda a atividade prática, a segurança operacional foi priorizada, com atenção constante à utilização correta dos EPIs, à avaliação contínua dos riscos e à comunicação eficiente entre as equipes, reconhecendo que esses fatores são determinantes para o sucesso das operações e para a preservação da integridade física dos bombeiros", comenta o soldado Teixeira.
A capacitação teve como foco o aprimoramento técnico-operacional das equipes, promovendo a atualização de conhecimentos e a padronização dos procedimentos em ocorrências de incêndio urbano.