Equipes operacionais do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1ºBBM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram uma visita técnica ao Complexo Hospitalar de Guarnição do Exército Brasileiro (HGUFL), localizado no centro de Florianópolis. A visita foi realizada entre os dias 16 e 20 de setembro.
A iniciativa, parte de um cronograma periódico de reconhecimento e avaliação de riscos, teve como objetivo otimizar a resposta operacional em possíveis sinistros, garantindo um conhecimento detalhado das estruturas e sistemas de segurança do local.
A edificação, composta por quatro blocos, incluindo um prédio histórico com 155 anos de construção, foi inspecionada pelos bombeiros em conjunto com a equipe responsável pelo complexo. Durante a visita, foram avaliados os principais acessos ao hospital, os sistemas preventivos contra incêndio instalados, as rotinas de manutenção e os riscos potenciais, como a central de gás, reserva de oxigênio, geradores e instalações elétricas.
As viaturas Auto Socorro de Urgência (ambulância ASU 544) e Auto Bomba Tanque Resgate (caminhão de combate a incêndio ABTR 186) estiveram empenhadas na visita, que é parte de um esforço contínuo de integração entre os bombeiros e a comunidade local.
Ao final da visita, as equipes agradeceram a colaboração e receptividade dos responsáveis pelo HGUFL, que facilitaram o trabalho dos bombeiros, permitindo que os objetivos da inspeção fossem alcançados. De acordo com os bombeiros do 1ºBBM, por meio de ações como essa, o CBMSC visa tornar a região central da capital cada vez mais segura, assegurando a preparação adequada para eventuais emergências.