Bombeiros recebem capacitação para atender vítimas de violência sexual

O 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Blumenau realizou, nos dias 10 e 11, uma capacitação para integrantes da Câmara Técnica de Violência Sexual e instrução para atendentes do Centro de Operações Bombeiro Militar - COBOM, visando o conhecimento do protocolo de atendimento as vítimas de violência sexual no município.

Fazem parte da Câmara Técnica as seguintes entidades, as quais são coordenadas por um integrante do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, SAMU, Conselho Tutelar e IGP.

Aos atendentes do COBOM a instrução de 10 horas/aula foi focada no Protocolo de Atendimento, instruções técnicas diversas a respeito do sistema e-193 e no intuito de apontar possíveis dificuldades encontradas pelos atendentes.

O Decreto Municipal 10.043 de 23 de julho de 2013 criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), e está inserido a Câmara Técnica de Violência Sexual e vinculado às políticas de segurança do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O protocolo de atendimento as vítimas de violência sexual começou a ser discutido no início de 2015, a fim de ajustar o atendimento a esse tipo de vítima por parte das mais diversas entidades envolvidas, diminuindo dessa forma a exposição das pessoas, melhorando o tempo resposta e realizando o encaminhamento aos órgãos de atendimento.

Créditos: Subtenente BM Evandro de Mello do Amaral / B3 de Blumenau