A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) prestou homenagem nesta terça-feira, 5, aos bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Rio do Sul. A Moção de Aplausos foi oferecida pelo deputado estadual Oscar Gutz, em reconhecimento à atuação da equipe em um resgate desafiador, realizado durante as enchentes que atingiram o Alto Vale do Itajaí em novembro de 2023.
A operação, que durou cerca de seis horas, ocorreu na noite de 17 de novembro, no Bairro Pamplona, em Rio do Sul. Um homem havia sofrido uma queda em uma área de mata fechada e, para localizá-lo, os bombeiros enfrentaram terreno alagado e vegetação densa. Como estava com um celular, a vítima conseguiu realizar uma chamada e enviar sua localização. Com o auxílio de lanternas e apitos, a equipe conseguiu encontrá-lo e realizar o resgate. Ele estava sentado abaixo de uma queda d'água, de onde teria caído de uma altura de aproximadamente 7 a 8 metros.
A equipe, formada pelo cabo Diogo Félix da Silva e os soldados Luiz Felipe Duarte Kemper, Gustavo Maciel Keller, Maikel Maciel Kruger e Luiz Gustavo de Medeiros Mancheim, além do bombeiro comunitário Adilson Luiz Rosseti (SAMU), improvisou uma maca usando um tambor de plástico e madeira, facilitando o deslocamento da vítima, que estava com uma fratura na perna, no terreno escorregadio. A falta de equipamentos específicos para o local e a natureza da ocorrência tornaram o resgate ainda mais complexo.
Para a realização do resgate, foi preciso inicialmente içar a vítima por cerca de 70 metros na mata. Com as estradas bloqueadas devido às chuvas, o paciente precisou ser transportado de barco até o Bairro Canoas. A operação teve início às 21h30 do dia 17 e foi concluída às 03h30 do dia 18, com a vítima entregue ao SAMU em condições estáveis. Durante a cerimônia de homenagem, o deputado Oscar Gutz destacou o papel essencial dos bombeiros, cuja dedicação e profissionalismo são fundamentais para a segurança da população.
Além da equipe de resgate, também foram homenageados a atendente da Central de Emergências, soldado Raquel Baade, o capitão Rubens José Babel Junior, responsável pelo gerenciamento da ocorrência, e o comandante do 15º BBM, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, que coordenou a mobilização da equipe.