Bombeiros recebem moções em São José e Balneário Camboriú

Bombeiros Militares do CBMSC foram homenageados na noite desta quarta-feira (22). Em José, integrantes do 10º Batalhão Bombeiro Militar que atuaram em Brumadinho receberam uma Moção de Aplausos e Agradecimento. Em Balneário Camboriú, o 13º BBM foi o homenageado, em reconhecimento a um resgate realizado na Praia de Taquaras. As solenidades ocorreram na Câmara de Vereadores de cada município.

São José - 10º BBM

Os militares 1° Tenente Daldrian Scarabelot, 3° Sargento Reinaldo Barbosa Sabino, Cabo Carlos Henrique Wosniak e Soldado Diego Getúlio Inácio receberam uma Moção de Aplausos e Agradecimento pelos serviços de busca e salvamento prestado às vítimas atingidas pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em fevereiro deste ano.

22 05 MocaoSaoJose2

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de São José, Vereador Michel Schlemper, que fez uso da palavra para congratular e reconhecer a atuação da equipe na tragédia de repercussão internacional. Em seguida, o 1º Tenente Scarabelot descreveu o trabalho e os desafios da equipe na missão.

22 05 MocaoSaoJose

Participaram do evento o Coronel BM César, Comandante da 1a Região de Bombeiros Militar, o Tenente Coronel BM Cardoso, Comandante do 10° BBM, Major BM Davi, Subcomandante do 10º BBM, e outros membros da corporação.

Balneário Camboriú

Os Bombeiros Militares Soldado BM Wagner Assonálio, Soldado BM Ulisses da Silva e Soldado BM Paulo Roberto Araújo   e Silva, lotados no 13°BBM, foram homenageados por uma Moção de Congratulação, em Balneário Camboriú. Proposta pelo vereador Lucas Wilson Gotardo, a ação foi promovida em reconhecimento a um resgate realizado na Praia de Taquaras, em 9 de fevereiro.

22 05 MocaoBalneario

Na ocasião, os militares estavam de serviço no Pelotão de Busca e Salvamento de Balneário Camboriú quando foram acionados por volta das 21h, para socorrerem vítimas que estavam presas numa lancha de 41 pés à deriva, próximo a um costão. A lancha havia saído da cidade de Itapema  em direção a Balneário Camboriú e acabou colidindo com uma laje de pedra, na praia de Taquaras.

22 05 MocaoBalneario2

No atendimento, os Bombeiros Militares lançaram cabos na lancha, improvisando improvisando uma tirolesa para fazer o resgate das seis vítimas que estavam a bordo. O mar estava muito agitado, com ondas atingindo cerca de um metro e fortes ventos de 50 à 60  quilômetros por hora. Todas as vítimas foram resgatadas em segurança, sendo que três delas não sabiam nadar.

Créditos: São José: Júlia Matos de Oliveira - Estagiária do B5 do 10ºBBM. Balneário Comboriú: Bárbara Schuhmacher Orsi - Estagiária B5 do 13°BBM.