Neste domingo, 11, Dia dos Pais, a central de operações 193 recebeu diversas ligações relatando um incêndio em uma residência, em Florianópolis. Imediatamente, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) se deslocou mobilizando o caminhão de combate a incêndio ABTR-116 (Auto-Bomba Tanque Resgate).
No local, era possível avistar, ainda durante o deslocamento, uma grande quantidade de fumaça, o que levou os bombeiros a acionarem apoio da ambulância ASU-521 (Auto-Socorro de Urgência) do quartel do bairro Trindade e de mais um caminhão de combate a incêndio (ABTR-186) do quartel do Centro de Florianópolis.
Chegando ao local, os bombeiros constataram que se tratava de um incêndio em uma casa de dois andares, dos quais três cômodos foram diretamente afetados pelas chamas, enquanto os demais ficaram tomados pela fumaça.
Após avaliação do local, a equipe montou uma linha adutora com lance de ataque para o combate direto ao foco do incêndio. No local, o "plano neutro" (a metade da altura do compartimento) se encontrava próximo ao chão, dificultando o combate. Controladas as chamas, foram abertas ventilações para retirada da fumaça, com o auxílio de um ventilador.
Durante o combate, a guarnição foi informada que haviam dois cães na residência. Os bombeiros localizaram os animais com vida, contudo um deles estava inconsciente. Foi então realizada oxigenoterapia (aplicação de oxigênio) e o cão voltou à consciência. Os animais foram entregues aos cuidados dos donos e conduzidos a um hospital veterinário.
A moradora do imóvel sofreu queimaduras e precisou de atendimento médico, sendo conduzida pela ambulância ASU-521 para o Hospital Universitário (HU). Segundo informações de populares, o fogo teve início em um fogareiro alimentado por um botijão de gás. De acordo com relatos, a moradora utilizava uma panela com óleo que pegou fogo, e na tentativa de apagá-lo com água, as chamas foram propagadas.