No final da tarde deste sábado, 9 de agosto, por volta das 17h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgatou um casal e um bebê de dois meses durante um incêndio em um apartamento no bairro Coqueiros, em Florianópolis.
As chamas tiveram início na condensadora do ar-condicionado, localizada na sacada de um apartamento, no 4º pavimento de um edifício multifamiliar de oito andares. Quando os bombeiros chegaram, uma família do apartamento vizinho estava na sacada, no ponto mais afastado do incêndio, aguardando ajuda, já que o corredor estava tomado pela fumaça. A guarnição subiu até o local, garantiu a segurança da criança e dos pais, e realizou a retirada segura dos três.
A primeira equipe a chegar foi a do quartel do Estreito. Imediatamente foram adotadas medidas de segurança, como o desligamento da central de gás (GLP) e da energia elétrica do prédio. O combate ao fogo foi realizado com quatro extintores da própria edificação, sem necessidade de uso de água.
Durante a operação, os bombeiros também resgataram três cães que estavam dentro do apartamento. Após a extinção das chamas, foi feita ventilação forçada para remoção da fumaça.
Foram mobilizadas duas ambulâncias, e três caminhões. A ação rápida e coordenada do CBMSC foi fundamental para garantir a preservação de vidas e a contenção do incêndio, evitando maiores danos à edificação.