PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (355 palavras)

Bombeiros simulam queda de aeronave para treinamento em Tijucas

 

Em virtude da realização de mais uma edição do TRON- Treinamento Operacional de Desastres Naturais pelo Corpo de Bombeiros Militar, para os alunos Oficiais que se encontram em formação no Centro de Ensino Bombeiro Militar, a queda de um avião de médio porte, com 40 pessoas a bordo, foi simulada num terreno de difícil acesso no município de Tijucas.

 

 

Pela simulação, que busca retratar mais fielmente possível uma situação real, a aeronave acabou caindo em virtude do mau tempo, já que desde o último final de semana os alunos vem recebendo avisos meteorológicos que dão conta de situação de enchentes em algumas cidades do litoral e Vale do Itajaí. A notícia da queda da aeronave foi dada no começo da tarde de hoje. “Os alunos não sabiam de nada e estavam se deslocando para o município de Itapema para acionar o plano de cheias daquela cidade e iniciar algumas evacuações de famílias de áreas de risco. Mas, o objetivo do exercício é justamente trabalhar com o inesperado. Assim, eles tiveram que desviar a rota e iniciarem as buscas pelo avião caído em Tijucas”, explica o Coronel BM Aldo Baptista Neto, que coordena a disciplina TRON aos alunos.

 

Pela cena simulada, os alunos precisam localizar o avião caído, verificar se há sobreviventes e iniciar os atendimentos de socorro às vítimas e resgate dos corpos. Em conjunto com as atividades de resgate, ocorrerá também instrução e utilização dos cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar, para auxiliarem nos treinamentos de resgate de vítimas e cadáveres.

 

 

 

Nesta noite de terça-feira (12/9), os alunos deverão montar acampamento num terreno em Tijucas e permanecerão no local até que toda a situação de emergência tenha sido controlada. Paralelamente ao treinamento, os cadetes também estão tendo aulas de psicologia das emergências, operação com cães, manejo de cadáveres entre outros.

 

 

Os treinamentos dos cerca de 40 cadetes em formação do Corpo de Bombeiros Militar iniciaram nesta segunda-feira e se estenderão até sexta-feira nas regiões do litoral e Vale do Itajaí.

 

Texto: Krislei Oechsler

Jornalista- Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193