PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (223 palavras)

Bombeiros têm capacitação na área de produtos perigosos

 

 A Coordenadoria de Produtos Perigosos, em continuidade ao processo de formação dos bombeiros militares, realizou entre os dias 22 e 25 de setembro mais um curso de Atendimento a Emergência com Produtos Perigosos.

 

A capacitação, desta vez, ocorreu na sede do 7º Batalhão BM em Itajaí, no Litoral Centro-Norte. Dela participaram 12 Bombeiros Militares do CBMSC, dois integrantes da Defesa civil municipal, um integrante do Bombeiro Voluntário de Araquari e um Bombeiro Voluntário de Presidente Getúlio, totalizando 16 alunos.

 

A ação desenvolvida pela Coordenadoria Estadual de Produtos Perigosos do CBMSC visa habilitar bombeiros para o atendimento de ocorrências em que existam agentes químicos, biológicos ou radioativos. A coordenadoria, em parceria com os Batalhões de Bombeiros Militar, elaborou um cronograma de curso para atender todos os batalhões. Já foram atendidos os Batalhões de Curitibanos, São Miguel do Oeste, Chapecó, Criciúma, Tubarão e Itajaí.

 

Os conhecimentos e técnicas empregadas possibilitam que as equipes possam identificar o material, estabelecer a rotina de atendimento operacional, aplicar técnicas de detecção, contenção e confinamento de contaminantes, além do resgate de vítimas.

 

Para encerrar o curso os alunos participaram de um simulado, que aconteceu no Porto de Itajaí, no centro da cidade, com o objetivo de proporcionar situação mais próxima do real.

 

Créditos: 1º Tenente BM Fernando Ireno Vieira – Cmt Int 2ª/10ºBBM

 


						
											
emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193