Na quarta-feira, 12, o binômio composto pelo cabo Thiago Evandro Amorim e a cadela Moana foram representar o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) na prova de Certificação Nacional de Cães, categoria de busca urbana.
Na prova, o militar que compõe o binômio deve conduzir o cão direcionando-o para realizar a varredura de área, mas nenhuma pessoa pode adentrar o espaço reservado para a prova, para que não haja nenhuma interferência no exame.
A prova é dividida em três etapas:
A primeira etapa é o exame de habilidades fundamentais, pré - requisito para a próxima prova, que é a busca por pessoa viva e a última, a busca por restos mortais.
Na busca por vivo o cão deve varrer a área de escombros e localizar duas vítimas no tempo máximo de 20 minutos, já na busca por restos mortais, o cão deve fazer a localização em até 15 minutos, em ambas o cão deve sinalizar latindo ao encontrar.
Além das vítimas é colocado na área de busca uma porção de carne animal, na qual o cão deve ignorar. O binômio do 7º BBM alcançou a certificação na prova de busca urbana por vivos e segue os treinamentos para a próxima certificação.