Entre os dias 11 e 15 de setembro o cabo Ronaldo Wagner Fumagalli Silva, do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM) que tem sua sede em Curitibanos, ministrou um curso para cães especialistas em busca de restos mortais na Base Bravo onde ocorreu um rompimento de barragem em 2019, na cidade de Brumadinho em Minas Gerais. O cabo é binômio do cão Hunter e ambos se destacaram no atendimento desta ocorrência em Brumadinho.
O curso contou com a participação de 25 bombeiros militares cinoténicos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e abordou assuntos como a movimentação das partículas da decomposição humana no ambiente, as fases do condicionamento, busca em áreas deslizadas e escombros, busca no meio líquido e busca rural.
Na semana seguinte, entre os dias 18 e 22 de setembro, houve então a Certificação Nacional de Cães LIGABOM/CONABRESC - Etapa Minas, realizada na Mina Córrego do Feijão, em Minas Gerais. O momento contou, também, com a participação de 22 binômios de Minas Gerais.
Foram realizadas provas de busca urbana e busca rural, das quais o cabo Fumagalli foi árbitro.