PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (414 palavras)

Cadetes BM conhecem estrutura da Defesa Civil de Blumenau

 

Os cadetes do 4º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Bombeiro Militar (ABM) conheceram a estrutura de prevenção e resposta a desastres da Defesa Civil de Blumenau nos dias 15 e 16 de julho. A visita fez parte da disciplina de Gestão Integrada de Resposta, ministrada pelo Tenente-Coronel BM Aldo Baptista Neto, do Curso de Especialização em Gestão de Eventos Críticos. Os alunos-oficiais receberam palestras e conheceram a estrutura de diversos órgãos que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas de Blumenau, município referência nacional na área.

 

A excursão teve início na Secretaria de Defesa do Cidadão, onde o Diretor de Defesa Civil municipal, Adriano da Cunha, apresentou a infraestrutura e o funcionamento do órgão, bem como os sistemas de alerta e monitoramento. Na sequência, o 2º Tenente BM Renan Cesar, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, promoveu uma palestra sobre a Força-Tarefa 03, unidade de resposta a desastres do CBMSC na região.

 

Ainda na sede do 3º BBM, o Subtenente BM Sandro Carvalho, coordenador regional de Defesa Civil, explicou aos futuros tenentes como funciona seu trabalho de articulação junto aos atores políticos e civis da região. Para fechar o dia, o 4º CFO assistiu ao depoimento de Tatiana Reichert, protagonista do desastre de 2008, quando perdeu 14 membros de sua família no Morro do Baú, em Ilhota, e atual Secretária de Administração e Finanças daquele município.

 

No segundo dia, o médico Renan Castro, coordenador regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Vale do Itajaí, palestrou sobre a estrutura do órgão na região para atuação em desastres, como veículos adaptados para terrenos acidentados e hospitais de campanha. Os cadetes, por meio das assistentes sociais Angela Kolling e Juliane Habitzeruter, também conheceram o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau, que fornece assistência aos atingidos, na organização de abrigos e solução de problemas resultantes de tragédias.

 

A última visita ocorreu no 23º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, que possui 700 homens disponíveis para atuar em ocorrências de desastres. O Major EB Agnelo Moreira explanou sobre os recursos materiais e humanos disponíveis e sobre o histórico de atuações do exército na região.

 

“A visita a Blumenau nos trouxe conhecimento prático sobre as atividades de Defesa Civil. Em 2016, quando formos gestores, estaremos mais bem preparados para prestar um serviço de qualidade à comunidade catarinense”, afirmou o Cadete BM Roberto Machado.

 

Créditos: Cadetes BM Fillipi Thiago Pamplona e Gustavo Cardoso

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193