Na quinta-feira, 31, finalizou o período de adaptação do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Nesse dia, familiares dos agora cadetes puderam reencontrá-los após um intenso regime de adequação à rotina militar.
Entre os dias 07 e 31 de agosto, os candidatos a cadete foram submetidos a uma rotina extenuante de instruções e treinamentos para que tivessem o contato inicial com a vida castrense. Com um cronograma bastante robusto de atividades, os candidatos a cadete puderam experienciar algumas das dificuldades que um bombeiro enfrenta no dia a dia para o cumprimento das várias missões institucionais da corporação.
Os candidatos, em alguns momentos, foram privados de necessidades básicas como o sono, alimentação e descanso, além de serem expostos a agentes estressores como frio, fadiga, desconforto e pressão psicológica. Todos esses desafios foram impostos aos candidatos, sempre traçando um paralelo com o que é enfrentado pelas equipes de plantão: acionamentos durante à noite para cumprimento de missões diversas, buscas terrestres em meio a dunas e restinga ou um incêndio estrutural que acontece durante um dia ensolarado.
Ao fim desse período, os candidatos puderam entender que, apesar das dificuldades, com espírito de corpo e o forte sentimento de cumprimento do dever, poderiam concluir qualquer missão que a eles fosse imposta.
Terminado o período de adaptação, tem início a rotina acadêmica, momento em que os cadetes terão contato com as mais diversas áreas de atuação do CBMSC, agora, com o aprofundamento necessário para o total entendimento do que cada uma representa para a corporação e para a sociedade.