Nesta, quinta-feira, 22, cinco dos 11 binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) participaram de um treinamento temático no município de Lontras, a 10 km de Rio do Sul.
Os binômios participantes foram o 3° sargento Marcos Antônio Vieira e a cadela Luna, o 3° sargento Genivan Kull e o cão Nick, o cabo André Carlos Galiazzi e o cão Sasuke, o Cabo Johny Jean Carneiro e a cadela Ilha, e o Soldado Amauri Felipe de Vargas com a cadela Magi.
O objetivo do treinamento foi realizar buscas em cenários diversos, simulando o trabalho real de busca por um longo período de tempo. Nessas operações, várias duplas atuam simultaneamente em locais próximos, procurando por pessoas perdidas ou desaparecidas.
Os treinamentos ocorreram em uma propriedade rural. Os binômios, formados por um bombeiro e um cão, realizaram simulações de busca por pessoas vivas e por restos mortais.
As atividades foram realizadas em áreas de mata atlântica fechada, em áreas de vegetação de até 1 metro de altura, e em locais com lagoas, simulando buscas por vítimas de afogamento. Esses exercícios fazem parte de um programa contínuo de capacitação e preparo do CBMSC para manter suas equipes sempre prontas para atuar em diversas situações de emergência e resgate.