PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (331 palavras)

CÃO DE BUSCA DO CBMSC EM CHAPECÓ É APROVADO EM CERTIFICAÇÃO NACIONAL

Neste mês de julho, o binômio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Chapecó, esteve presente na Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate que ocorreu entre os dias 11 a 13 de julho, na cidade de Tijucas. A certificação tem como objetivo principal capacitar esses animais a identificar e localizar vestígios humanos em diferentes cenários, como em áreas de desastres naturais, acidentes ou mesmo em operações de busca por pessoas desaparecidas. 



A certificação se dividiu em duas ramificações: busca e resgate urbana para pessoas vivas e restos mortais. Essa especialização canina é de grande importância em ocorrências, onde encontrar vítimas é essencial para a realização de resgates e até mesmo para o rastreio de pessoas desaparecidas. Nesse treinamento, os representantes do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6º BBM), em Chapecó, foram o cabo Gabriel Augusto Pinheiro e a cadela Sol, que participava na categoria resgate urbano para pessoas vivas. O treinamento ocorreu em simulações de cenários de busca em áreas de difícil acesso, nas quais os cães foram aprimorando suas habilidades, tornando-se aptos a farejar rastros de pessoas em locais complexos. 



O treinamento de cães para rastreio tem se mostrado um recurso indispensável para o CBMSC, aprimorando suas capacidades e garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência. Essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em servir e proteger a comunidade, salvando vidas e proporcionando esperança em momentos de adversidade. 


Créditos:
Texto: estagiário Marco A. G. Michel
Imagens: capitão André Felipe Nunes
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193