Na manhã de domingo, 09, foi realizado o resgate de um cachorro que havia caído em uma fenda de um dos pontos turísticos da cidade de Taió, Complexo Portal de Pedra da Pechincha, localizado no bairro Passo Manso.
O local da ocorrência era de difícil acesso, portanto foi preciso, primeiramente, realizar uma trilha com todo material de apoio por cerca de 1,8 km de subida íngreme até o local onde o cão encontrava-se caído. Após chegar na fenda, devido a complexidade da ocorrência, foi realizado uma grande analise da situação entre toda a equipe, para assim ser definido como seria realizado o resgate.
Dada a situação, foi necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura aliadas a técnicas de resgate em espaço confinado. A equipe de plantão utilizou uma ancoragem debreavel para realizar a descida controlada do resgatista com uso do tripé. Quando o bombeiro chegou na vítima (cão de nome Zorro com cerca de 20kg), verificou que apesar da queda na fenda de aproximadamente 33 metros, o cachorro não estava machucado, então o resgatista ofertou ração para o animal ainda no fundo da fenda, já que ele estava preso há dois dias no local.
Posteriormente iniciou-se a preparação para a subida do animal, foi confeccionado uma cadeirinha de resgate para o animal, para assim se dar início à retirada do resgatista e do cão. Foi utilizado nessa etapa um sistema independente de redução de força 4:1 com captura de progresso.
A equipe foi composta por dois bombeiros militares de Taió e dois bombeiros militares de Rio do Sul, juntamente com dois alunos do Curso de Bombeiros Comunitários sendo:
Equipe de Taió:
Sargento Everson do Prado;
Soldado Felipe Zimmermann Severino.
Equipe de Rio do Sul:
Soldado Luiz Felipe Duarte Kemper;
Soldado Douglas Costa;
Aluno BC Petri;
Aluno BC Manarin.
Créditos:
Texto: soldado Jacson Nascimento dos Santos e soldado Douglas Costa
Imagens: Divulgação CBMSC/Taió
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina