Nesta terça-feira (08/03) o Cão Ice (do 7° Batalhão - Itajaí) teve homologado como recorde nacional o seu trabalho como Guarda-Vidas. A homologação do feito aconteceu por meio da empresa Rank Brasil, responsável por homologar os recordes no Brasil.
Ice é o primeiro Cão a atuar em uma praia como Guarda-Vidas. A função do labrador é auxiliar em ocorrências em que o número de vitimas é superior ao de Guarda-Vidas no local. Ice é lançado a uma vitima levando um flutuador enquanto o Guarda-Vidas resgata a outra pessoa. Esse trabalho é realizado em uma distância segura para que a vitima não tente se apoiar no Cão, com essa ajuda os Guarda Vidas tem tempo para levar a vitima até a areia e retornar para buscar as demais.
Esse é um projeto piloto, criado pelo 3º Sargento RR BM Evandro Amorim, inspirado em trabalhos realizados em países do continente Europeu.
Ao término da temporada a equipe se reunirá com o Comando da instituição para avaliar o desempenho do trabalho e possivelmente planejar o futuro da atividade para as próximas temporadas.
Créditos: Soldado BM Amorim – 7° Batalhão