Capacitação de técnicas em resgate em altura é feita em Joinville

No ultimo final de semana (28 e 29/10), foi realizada uma capacitação para aprimoramento de técnicas de resgate em áreas de difícil acesso na cidade de Joinville. A ação foi promovida pelo Grupo de Resgate em Montanha de Joinville e realizada pela Marumby Montanhismo. Estiveram presentes, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o 3º Sargento BM Gean Carlos Espíndola e o Cabo BM Juan Carlo Matteussi.

As instruções tiveram como objetivo capacitar os participantes quanto aos diversos aspectos das técnicas em ambientes verticais, o uso dos equipamentos, a aplicação dos nós e voltas, as técnicas de subida, descida, deslocamento em ambiente vertical, prevenção de acidentes, sistemas de redução de peso com mecânica usando polias.

Participaram entidades de Santa Catarina e do Paraná, sendo elas: Grupo de Resgate em Montanha (GRM) de Joinville com a Equipe de Resgate Vertical; Academia One Escalada de Joinville com seus instrutores; Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBV); Policia Militar Especializada de SC com a Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) e a 2ª Cia BAPM SC (GRAER); Corpo de Bombeiros Militar de SC com a Força-Tarefa 03; Marumby Consultoria e Treinamentos de Quatro Barras PR; Corpo de Bombeiros do PR com o GOST (Grupo de Operações e Socorro Tático); Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde de São José dos Pinhais - PR; Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do PR com o (COE) de Curitiba; Força Área Brasileira (FAB) com a o CINDACTA II de Curitiba.

Créditos: Eliane Machado - Estagiária do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau