CEBM: Preocupação constante com o meio ambiente

A semana do Meio Ambiente já terminou, mas para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina o trabalho de preservação e a pŕeocupação com os recursos naturais são constantes durante todo o ano. No Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), todos os alunos são instruídos sobre técnicas de combate a incêndio, resgates e outras ações de socorro levando em conta a importãncia da economia e uso correto da água e de outros recursos naturais. Os Bombeiros Militares também são responsáveis por combater incêndios florestais e resgatar animais, ações importantes para o cuidado e proteção com o Meio Ambiente.

Em apoio ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o CEBM realizou diversas atividades. A data é celebrada ao redor do mundo, com iniciativas individuais e coletivas em defesa do meio ambiente, buscando causar impactos positivos no planeta e na mudança da vida das pessoas.

O CEBM realizou a coleta de tampas plásticas de garrafas PET, para destiná-las à reciclagem e reverter a renda adquirida a uma ONG de proteção aos animais. Nesta semana, foi feito também, em parceria com o Centro Municipal de Educação Ambiental de Florianópolis, o plantio de árvores frutíferas na área interna do quartel escola, com o auxílio dos Cadetes do 3º CFO.

O 4º Pelotão do Curso de Formação de Soldados também realizou o plantio de mudas. As árvores são importantes para evitar a erosão do solo, diminuir os efeitos da poluição sonora, diminuir os efeitos da variação térmica, auxiliar na purificação dos gases e tornar o ambiente mais agradável.

Na formatura semanal do CEBM, realizada no dia 04 de junho, foi ressaltada a importância do tema com a leitura de um texto alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, feita pelo auxiliar do B-2 acadêmico, Cadete Aguirre: “Nós, como integrantes do CBMSC, protetores da vida e do patrimônio, temos o dever constitucional de colaborar para a manutenção e preservação do meio ambiente, seja no nosso cotidiano, ou na atuação de ocorrências, como por exemplo, no combate a incêndio florestal e produtos perigosos. Essas atribuições são fundamentais para a melhora contínua do meio ambiente em que vivemos e trabalhamos”.

Créditos: Aluno Soldado BM Plentz. Cadete BM João Eduardo Schwabe Cardozo - 3º CFO/ABM/CEBM