CBMSC obtém nota superior à média nacional em pesquisa elaborada pela Udesc

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Marketing (Gepem) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou neste mês uma pesquisa de imagem com o tema "A percepção do catarinense sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina". Elaborado por professores e pesquisadores da Universidade, o estudo revela que o índice de confiança dos catarineneses perante a corporação obteve média de 9,4, superior aos 8,2 pontos da média nacional.

A pesquisa realizada foi predominantemente quantitativa e resultou em 1.468 respostas válidas. Considerando a abrangência de atuação do CBMSC, 14 municípios foram escolhidos para o questionamento. Com base na população existente em cada município selecionado, a margem de erro estipulada é de 2,5% e o intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados ocorreu durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro e foi realizada pela equipe da corporação.

Ao serem questionados sobre o Corpo de Bombeiros Militar, 90,12% do público afirmou conhecerem a instituição (1.323 de 1.468 pessoas). Entre os termos citados pelos entrevistados sobre aspectos positivos, estão "coragem, confiança, credibilidade e eficiência", entre outros. O baixo de índice de associações negativas também chama a atenção, pois não chegam a 1%. A faixa etária do público entrevistado é de 18 à 60 anos.

21 05 pesquisa

Durante o trabalho de apuração, também foi solicitado aos participantes que atribuíssem uma nota de 1 a 10 à confiança e importância do CBMSC, sendo que 1 representa "não confio/ nada importante" e 10 representa "confio totalmente/ muito importante, essencial". Neste quesito, o Corpo de Bombeiros Militar atingiu média 9,439 em confiança e 9,769 em importância, ressaltando a credibilidade da instituição perante à comunidade.

A pesquisa também abordou quais as situações de emergência foram comuns entre os entrevistados que já acionaram o CBMSC, sendo que 85,83% citaram ocorrências de urgência. Entre elas, a principal foi Atendimento Pré-Hospitalar (57,83%), seguido por por incêndio e resgate/salvamento, ambos com 12,9% cada. “Auxílios diversos” foi citado por 7,37% dos entrevistados e as demais indicações obtiveram percentual inferior a 2%. O documento ressalta que se tratam, em sua maioria, de contatos recentes, haja vista que as ocorrências se deram no período de 2015 à 2018 (66,35%). Dos meios de contato disponibilizados pelo CBMSC, o telefônico foi o mais indicado (84,41%), seguido pelo contato pessoal (13,77%) e digital (1,62%). No tocante à avaliação do contato com os bombeiros, a média geral divulgada pela pesquisa é de 9,3 indicando ótimo desempenho do CBMSC.

Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros, em dimensão nacional, possui o melhor desempenho em relação ao Índice de Confiança nas Instituições Públicas desde 2009, conforme apontado pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) neste ano.

A equipe de pesquisa "A percepção do catarinense sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina" é composta pela professora, pesquisadora e consultora Aline Regina Santos, pela professora de mestrado Ana Paula Grillo Rodrigues e a acadêmica de Administração Pública, Cecília Melquíades de Sousa. O Gepem realiza pesquisas de imagem para instituições públicas, visando contribuir para a gestão dos órgãos pesquisados. Entre as organizações públicas que já realizaram estudos de imagem com o grupo, estão a Ouvidoria Geral do Estado de Santa Catarina (OGE/SC), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) e a Câmara de Vereadores de Florianópolis.