O pinhão, semente do pinheiro Araucária, é de grande importância social e econômica para as regiões do planalto catarinense, servindo de complemento de renda para muitas famílias.
O número de acidentes atendidos pelo CBMSC aumentam durante o período de colheita do pinhão.
No período da safra anual, de abril a junho, é comum o aumento de ocorrências atendidas relacionadas a acidentes, como por exemplo, o resgate de pessoas presas nas araucárias — que podem atingir até 50 metros. Algumas ocorrências, inclusive, decorrem em óbito da vítima por queda.
Outros acidentes também acontecem em função de choques elétricos, quando quem está fazendo a colheita encosta ou se aproxima de fiações elétricas, com o próprio corpo ou com a vara de colheita.
A fim de prevenir tais acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para os seguintes cuidados na colheita do pinhão:
Recolher os pinhões caídos das araucárias é uma alternativa simples que pode evitar graves acidentes.
- Primeiramente, nunca faça esta atividade sozinho. Esteja acompanhado de, pelo menos, mais uma pessoa;
- Não recomendamos subir no pinheiro; procure pinhões que já tenham caído no chão. Ao retirar a pinha da árvore, utilize varas longas de madeira seca ou outros materiais não condutores de energia, mantendo sempre distância das fiações elétricas;
- Caso realmente tenha que subir no pinheiro (como um profissional contratado, por exemplo), utilize equipamentos de segurança adequados, os chamados EPIs (equipamentos de segurança individual). Tais como: cinto de segurança, cadeirinha de alpinista, cabos de segurança, calçado com solado que dificulte o escorregamento, capacete e luvas.
Créditos:
Texto: Estagiária Ana Carolina Luz
Imagens: Divulgação CBMSC/Lages
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.