Logo CBMSC Logo Centenário

PESQUISAR

Blog de Notícias

4 minutos para leitura (728 palavras)

CBMSC ALERTA PARA AUMENTO ATÍPICO DE ENXAMES DE ABELHAS NO OUTONO

Uma motorista parou o carro e as abelhas não foram embora. Em uma escola de Florianópolis, alunos precisaram ser orientados a se afastar do beirado do telhado. Em uma praça de São José, uma quadra esportiva foi isolada até uma apicultora chegar à noite. São cenas das últimas semanas, em pleno outono, que se repetem na Grande Florianópolis com uma frequência que chama atenção.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 1.194 ocorrências envolvendo abelhas em 2026, uma média de 9 por dia. Só em maio, já são 33 atendimentos na região, aproximadamente 4 por dia — número que destoa do que se espera para o período.

"O comportamento das abelhas responde às variações climáticas, não ao calendário. Com dias quentes fora de época, as colônias continuam ativas e os enxames seguem em deslocamento", explica o Major Rodrigo Basílio, do CBMSC.

O que está acontecendo

A maior parte das ocorrências envolve o chamado enxame de passagem: aglomerações temporárias de abelhas que param para descansar durante a migração em busca de um novo local para se instalar. Não estão estabelecidas. Não têm colmeia para defender. E, na maioria dos casos, vão embora sozinhas em até alguns dias.

Os registros das últimas semanas cobrem bairros como Saco Grande, Vila Nova, Jurerê Internacional, Costeira e Carianos, em Florianópolis; Praia de Fora, Brejaru e Pinheira, em Palhoça; Potecas, em São José; e o bairro Vendaval, em Biguaçu.

Em Biguaçu, o enxame estava no caibro de um telhado de mercado e a guarnição orientou aguardar três dias para a migração espontânea. Em Palhoça, na Praia de Fora, a orientação foi a mesma: esperar a saída natural. Já no caso da motorista no Brejaru, as abelhas estavam na porta do veículo e não abandonaram o local mesmo com o carro em movimento, sendo necessária a intervenção da guarnição.

Em duas escolas de Florianópolis, as guarnições constataram enxames de passagem no beirado dos telhados e orientaram a contratação de apicultor. 



O QUE FAZER AO SE DEPARAR COM UM ENXAME

"Ao avistar um enxame, a população deve manter distância e evitar qualquer tipo de perturbação. Em se tratando de enxame de passagem, basta aguardar a saída das abelhas, o que ocorrerá em um período de 3 a 5 dias, em média. Caso haja algum impacto maior na rotina, o cidadão pode optar desde já pelo acionamento de um apicultor, visando à remoção segura dos insetos", orienta o Major.

Dicas em caso de ataque:

  • Mantenha a calma. Evite movimentos bruscos ou gritar, isso pode irritar as abelhas;
  • Afaste-se lentamente e de forma suave. Jamais corra;
  • Cubra rosto e pescoço com as mãos ou um pedaço de tecido;
  • Procure abrigo. Entre em um prédio ou veículo e feche portas e janelas;
  • Evite se jogar em piscinas ou rios, as abelhas podem continuar voando sobre a água por vários minutos.

COMO ACIONAR O CBMSC

Ligue 193 e informe:

  • Endereço da ocorrência;
  • Tipo de inseto (abelhas, vespas ou outros);
  • Localização exata: forro, ar-condicionado, árvore, veículo ou enxame de passagem em via pública;
  • Se possível, envie fotos e vídeos pelo whatsapp;
  • Altura aproximada em que os insetos estão;

PRIMEIROS SOCORROS EM CASO DE FERROADAS

  • Raspe os ferrões com um objeto rígido: nunca aperte, pois isso libera mais toxinas;
  • Lave a área com água e sabão;
  • Aplique compressa fria ou gelo para reduzir dor e inchaço;
  • Alérgicos devem usar a medicação prescrita imediatamente;
  • Múltiplas picadas ou sintomas como dificuldade para respirar, inchaço na garganta ou tontura exigem atendimento médico urgente.

Créditos:

Texto: Andrey Lehnemann
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DTI | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193