Neste sábado, 31, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enfrentou o primeiro dia de combate às chamas no Pantanal sul-mato-grossense, no município de Aquidauana. Os 20 bombeiros, com ampla experiência em atuação em incêndios florestais, permanecerão por 15 dias no apoio às ações no Mato Grosso do Sul.
O Capitão Ricardo Bianchi explica que, primeiro, foi realizado o reconhecimento das áreas durante o período de maior incidência de sol, que se caracteriza por temperaturas mais altas e baixa umidade. "Neste horário do dia, torna-se mais difícil operar em razão do desgaste físico, não sendo aconselhável, já que as condições climáticas desfavorecem o combate direto. Dessa forma, nos preparamos, reconhecemos o ambiente, e, assim que o sol baixou e as condições se tornaram mais favoráveis, fomos para o campo", explicou.
Neste primeiro dia, os bombeiros permaneceram em campo por cerca de 10 horas. O trabalho se divide em etapas diferentes de acordo com as condições climáticas. O combate direto às chamas ocorre mais ao final do dia até a madrugada. No período da manhã, é feito o reconhecimento dos resultados do trabalho realizado na noite anterior.
"Na manhã deste domingo, fizemos um sobrevoo com a aeronave da Polícia Militar e conseguimos observar que a estratégia aplicada na noite de ontem foi efetiva e eficaz. Conseguimos controlar muita coisa desta fazenda aqui, que estava sendo consumida pelas chamas", complementa o capitão.