CBMSC auxilia atingidos pela chuva e granizo em SC

Situação: Imagem de satélite das 9h38min desta sexta-feira mostra sistema que atua sobre o Estado

Além de monitorar as consequências do elevado volume de chuva registrado no Estado desde o início da semana e manter equipes especiais de Força-Tarefa prontas para o emprego no caso do registro de ocorrências graves relacionadas ao mau tempo, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está auxiliando as famílias que tiveram danos provocados pela queda de granizo nas últimas horas.

Entre o final da tarde de quinta-feira (17/09) e a manhã desta sexta (18/09) foram registrados episódios de queda de granizo que geraram pedidos de apoio ao CBMSC em pelo menos seis cidades: Anita Garibaldi, Videira, Cerro Negro, Correira Pinto, Nova Veneza e Cocal do Sul.

A situação foi mais grave em Anita Garibaldi e Videira, onde cerca de 90 residências tiveram algum tipo de dano provocado pelo granizo. Não houve o registro de feridos. Corporações Bombeiro Militar instaladas nas regiões afetadas trabalharam integradas com equipes das Defesas Civis locais e da Secretaria de Estado da Defesa Civil na distribuição de lonas e auxílio diverso às famílias atingidas.

Na região Sul, onde há o maior acumulado de chuva nos últimos dias, alguns rios continuam acima do nível normal. Dada a alta do rio Araranguá e a possibilidade da água atingir áreas ribeirinhas, moradores das áreas de risco no trajeto do rio foram orientados a deixarem suas residências caso a chuva persista e orientados a procurarem abrigos públicos já disponibilizados. Apesar da instabilidade, não houve o registro de ocorrências relevantes relacionadas com a chuva nesta parte do Estado.

Previsão

Conforme levantamento divulgado pela Epagri/Ciram na manhã desta sexta-feira (18/09), o tempo seguirá instável nos próximos três dias. Há previsão de volumes elevados de chuva para o Planalto Sul e Litoral Sul. Como o solo está saturado devido ao grande volume de chuva, há risco de alagamento e deslizamentos.

Também prossegue a condição para temporais, com chuva forte, descargas elétricas, ventania e queda de granizo.

Monitoramento constante

Desde a noite de segunda-feira (14/09), o CBMSC está com sua sala de situação (ambiente equipado para a gestão de crises) em Florianópolis ativada. Para lá convergem as informações referentes aos atendimentos prestados pela Corporação em todo o Estado.

Paralelamente, foram colocados em sobreaviso os Bombeiros Militares que integram a Força-Tarefa do CBMSC – equipados e especializados na resposta a eventos críticos – para que fiquem em condições de atuar no apoio às cidades que possam vir a sofrer graves consequências relacionadas com o alto volume de chuva em todo o Estado.

A Força-Tarefa do CBMSC é formada por 12 grupos de Bombeiros Militares, descentralizados nos Batalhões espalhados pelo Estado. As equipes são treinadas e equipadas para agirem em situações críticas, como desastres naturais e grandes operações. Cada grupo é autossuficiente, com viatura, embarcações, equipamentos, alimentação e alojamento próprios que permitem efetivamente que atuem em reforço às cidades afetadas caso seja necessário - sem sobrecarregar a estrutura local.

A esta estrutura soma-se as aeronaves do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o Auto Posto de Comando 01 – ônibus dotado de sistema de comunicação por satélite e outros recursos que oferecem condições o gerenciamento de grandes operações em qualquer ponto do Estado.

Ocorrências de destaque

- Quarta-feira (16/09): Queda de granizo em Palhoça e Paulo Lopes, na Grande Florianópolis; Desmoronamento de terra que atingiu residência em Timbé do Sul (sem vítimas).

- Quinta-feira (17/08): Queda de granizo em Anita Garibaldi e Videira (danos em 90 residências); e Cerro Negro, Correira Pinto, Nova Veneza e Cocal do Sul.

- Sexta-feira (18/08) até 10h: Sem registros relacionados ao mau tempo.

Créditos: CCS do Cmdo-Geral/Soldado BM Felipe Rosa