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CBMSC AVANÇA NO DIAGNÓSTICO DO E-SCI E NOS PREPARATIVOS PARA NOVAS CONTRATAÇÕES

A Administração Pública, de forma geral, passa por grande transformação e necessita de uma postura cada vez mais ética, eficiente e sustentável, a fim de otimizar os escassos recursos postos à sua disposição e prestar serviços oportunos aos anseios da população.Desta forma, o sistema de gerenciamento das atividades dos Serviços de Segurança contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (SSCI), o e-SCI, em um primeiro momento, vem passando por um trabalho de remodelagem, em busca de uma estrutura que comporte toda a tecnologia e a fim de deixar o sistema mais fluido, didático e de fácil acesso.



Para que tal processo de digitalização/modernização possa vir a acontecer, pensando até mesmo em não comprometer o atendimento às atuais demandas pelo Estado, fez-se necessária a contratação de uma empresa especializada para tal. Assim, o CBMSC efetuou a contratação de uma empresa de consultoria especializada (CT 0122/2022/CBMSC), a qual iniciou em outubro duas importantes frentes de trabalho com o time técnico responsável pelo e-SCI:

1. Realização de diagnóstico e identificação de melhorias para redesenho do sistema e-SCI; e
2. Estudo e elaboração de Termo de Referência para a contratação da Fábrica de Software que irá suportar esta transformação.



Portanto, ao longo dos últimos três meses o CBMSC tem acompanhado os trabalhos da contratada, participando de reuniões de alinhamento, coleta de dados dos sistemas, entrevistas com setores da SCI, bem como visitas às unidades de SSCI pelo estado. Essas atividades vêm se mostrando fundamentais para o mapeamento dos processos que envolvem a atuação da SCI, etapa essencial para o adequado diagnóstico e fundamentação para a implementação das melhorias no e-SCI.



Tais melhorias, por sua vez, tem potencial para impactar tanto o atendimento dos usuários como também contribuir com a organização do próprio CBMSC, como descreve o Diretor de Segurança contra Incêndio, tenente-coronel Deivid Nivaldo Vidal: "Este trabalho contribui diretamente com a execução das atividades, uma vez que identifica possibilidades de melhorias processuais, e realiza a implantação de um sistema de melhoria contínua, que irá otimizar o fluxo de atividades que impactem diretamente na eficiência operacional dos atendimentos prestados pelo CBMSC. A melhoria dos processos possibilita benefícios importantes como a desburocratização, redução dos custos por processo, aumento de transparência e a redução do tempo de atendimento à população catarinense."


Créditos:
Texto: tenente Diego Heusi Rampinelli
Imagens: Divulgação CBMSC/DSCI
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

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