Há 35 anos, no dia 26 de maio de 1988, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) inaugurava na cidade de Urussanga sua unidade operacional. A conquista só foi possível por conta da união da comunidade que reivindicou o serviço na cidade após ocorrências como a explosão na Mina de Santana. Atualmente, o CBMSC em Urussanga é responsável pelo atendimento de 40 mil pessoas, incluindo a cidade de Cocal do Sul.
O movimento para instalação do CBMSC na cidade, liderado por moradores e autoridades, iniciou após ocorrências envolvendo o trabalho no subsolo das minas e incêndios em edificações, onde o tempo resposta ficava prejudicado, pois o atendimento era realizado por Criciúma. A conquista foi fruto das ações da comissão organizadora da obra, com seu presidente Vanderlei Olivio Rosso, além de todo apoio da população na doação de cimento e mão de obra sem custo.
O quartel em Urussanga é o 3º mais antigo do Sul de Santa Catarina. "Olhar para trás e ver tudo que conquistamos nestes 35 anos é motivo de muita felicidade. Nós temos um efetivo empenhado na missão de entregar o melhor atendimento para população, além de contar com equipamentos de ponta, como desencarceradores elétricos, utilizados em ocorrências que envolvem vítimas presas às ferragens", afirma o comandante o local, sargento Dione Elisandro Gonçalves Matos.
São 35 anos de histórias e, a partir de agora, começa o planejamento para os próximos anos. O primeiro passo será a reforma e ampliação do quartel, construído no ano de 1988. "Nós temos uma boa estrutura, mas é importante modernizá-la, buscando acomodar nossos militares e comunitários que utilizam o local 24 horas, sete dias por semana", acrescenta o comandante.
"O CBMSC em Urussanga é um dos braços mais importantes do nosso atendimento no Sul de SC. É preciso reconhecer o que eles realizam diariamente, nas ocorrências, nas vistorias em edificações. Desejamos que esse seja apenas o início de mais um ciclo de realizações e aperfeiçoamento do nosso serviço", enfatiza o subcomandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, major Renan Fernandes.
Atualmente, o serviço conta com três viaturas operacionais, duas administrativa, um efetivo de 14 bombeiros militares, 40 bombeiros comunitários e quatro servidores civis.
Documentário contará cada fase do CBMSC em Urussanga
Para relembrar os acontecimentos e mostrar para população toda a transformação da corporação na cidade um documentário foi produzido e será disponibilizado através das redes sociais. São quatro capítulos com personalidades que marcaram os 35 anos.
Os episódios, de 10 minutos cada, serão postados semanalmente no perfil do Instagram @cbmsc.urussanga.
Acompanhe o primeiro episódio conosco: