PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (408 palavras)

CBMSC DIVULGA RELATÓRIO GERAL DE INVESTIGAÇÃO DE INCÊNDIOS COM FOCO EM PREVENÇÃO E SALVAMENTO


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou oficialmente o Relatório Geral de Investigação de Incêndios, documento que apresenta o balanço do ano anterior das investigações de incêndio realizadas pela corporação. O documento demonstra a evolução nas investigações realizadas pela corporação. Em 10 anos, o percentual de incêndios em edificações investigados cresceu de 11,2% para 83,6%.

O Relatório abrange causas e subcausas, principais equipamentos associados aos incêndios, prejuízos e vítimas, entre outros dados relevantes.



O panorama estadual evidencia a amplitude do desafio: em 2024, foram 2.286 incêndios em edificações atendidos pelo CBMSC, dos quais 1.913 foram investigados. Somados aos 975 atendimentos em edificações realizados pelos Corpos de Bombeiros Voluntários (ABVESC), o Estado registrou 3.279 ocorrências no ano.



Em 2024, registraram-se 169 vítimas em incêndios em edificações, sendo 139 feridos e 30 óbitos. Somadas, as residências unifamiliares e as multifamiliares verticais concentraram 128 vítimas, o equivalente a 75,7% do total, reforçando a necessidade de foco preventivo e educativo nessas tipologias habitacionais.

O Centro de Pesquisa e Inovação (CPIn), eixo estruturante que integra laboratório, ciência aplicada e prática operacional do CBMSC, emitiu, entre 2021 e 2024, 91 relatórios técnicos, incluindo ensaios envolvendo principalmente agentes acelerantes e ensaios de reação ao fogo, além de estudos de desempenho de materiais. O CPIn apoia laudos periciais, colabora com o setor produtivo e regulatório e contribui para a atualização de normas, transformando conhecimento em segurança e inovação para toda a população de Santa Catarina.



"Os resultados de 2024 confirmam que investigar para prevenir gera resultados concretos: com perícia robusta e a integração entre a resposta operacional e os sistemas preventivos, salvamos vidas, reduzimos danos e protegem o patrimônio dos catarinenses", afirma o major Tadeu Luiz Alonso Pelozzi, chefe da Divisão de Investigação de Incêndio.



Créditos:
Texto: soldado BM Victor Hugo Amaral (auxiliar Divisão de Investigação de Incêndio)
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193