O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com sede em Joaçaba realizou na última terça-feira, 17, a reunião com professores e alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Luzerna, para formalizar uma parceria institucional.
O objetivo do IFC é conduzir uma pesquisa sobre a aplicação de sonares em operações de busca subaquática. A parceria visa desenvolver um trabalho colaborativo, permitindo que os mergulhadores do CBMSC utilizem essa tecnologia para localizar vítimas de maneira mais rápida e segura.
O sonar, tecnologia que utiliza a propagação de ondas sonoras, é empregado para detectar e localizar objetos submersos, medir distâncias e mapear ambientes subaquáticos, tornando-se uma ferramenta valiosa em operações de resgate.
Participaram da reunião: o comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), tenente-coronel Ilton Schpil, o comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militar, 1º tenente André Alexei Germanovix, o professor do IFC Campus Luzerna, Ivo Rodrigues Montanha Junior, os alunos da turma EMITAI 2022 do terceiro ano do ensino médio técnico em automação industrial do IFC Campus Luzerna, Yasmin Antonia Sonego de Oliveira, Juan Pietro Kurtz e Henrique Barcella, e, representando os mergulhadores do 11º BBM, o 3º sargento Robson Diego Rodrigues.