O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Mafra participou do 1º Simulado contra o Terrorismo Doméstico, realizado pelo 38º Batalhão da Polícia Militar. O treinamento, voltado para ataques em ambiente escolar, foi realizado na Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres, no dia 22.
Com a participação de cerca de 400 alunos e 50 funcionários, além de professores, o simulado reproduziu um ataque com atirador ativo. O objetivo foi não apenas treinar as equipes de segurança, mas também preparar a comunidade escolar sobre como reagir em situações de risco. A sargento Bruna de Paula Schafhauer, do CBMSC, avaliou a ação de forma positiva: "A participação ativa de todos os envolvidos foi fundamental para a eficácia do treinamento, permitindo que a comunidade escolar se sentisse mais preparada e confiante em caso de um evento real", afirmou.
O simulado faz parte do Plano de Contingência de Segurança Escolar e marca a implementação do protocolo FEL ("Fugir, Esconder ou Lutar"), uma metodologia de prevenção à violência escolar aplicada mundialmente. "Iniciativas como essa são essenciais para integrar a comunidade e as forças de segurança, reforçando a cultura de prevenção e conscientização", reforçou a sargento.
Créditos:
Texto: 3° sargento Bruna de Paula Schafhauer
Imagens: Divulgação CBMSC/bombeiro comunitário Lucas Thiago Kruger
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.