O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Abelardo Luz, foi homenageado com uma Moção de Aplauso e Reconhecimento na noite de segunda-feira, 19, em sessão da Câmara Municipal de Vereadores do município. A proposição foi apresentada pelo vereador Rubi Schinato dos Santos e teve a anuência dos demais legisladores.
A moção enfatizou a atuação dos bombeiros sargento Berlanda, soldado Daiane, soldado Felipe, soldado Anzolin, soldado Machado, soldado Vilvert, bombeiros comunitários Marquesini, Chaiane, Moraes e Oliveira que atuaram em 24 de agosto de 2021 em resgate de corpo vítima de queda em cachoeira, em local de difícil acesso e alta complexidade de operação.
Segundo o texto do diploma, os bombeiros agiram com heroísmo, comprometimento, e empatia, arriscando suas vidas para proporcionar um sepultamento digno à vítima. Finaliza com os sinceros agradecimentos a todos estes heróis destemidos. Durante a sessão foi possível falar brevemente ainda das condições de trabalhos, atendimentos realizados e futuros projetos em Abelardo Luz.
Fato interessante foi que o evento programado para as 20hrs precisou ser adiado por cerca de 15 minutos, uma vez que a equipe que seria homenageada estava empenhada em um grave acidente veicular na rodovia, o que corroborou para reafirmar a importância do CBMSC na cidade e região.