O Projeto Jovem Guarda-Vida teve seu início a partir de uma parceria com a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, por meio do Projeto Oficinas que tem como objetivo despertar nos jovens a percepção de risco, prevenção de afogamentos e conhecimento do ambiente marinho, bem como os riscos associados a ele.
Nesta edição, trinta e dois jovens entre 14 e 17 anos foram selecionados para participar do Projeto que terá duração de 03 meses e está sob a responsabilidade do Pelotão de Busca e Salvamento do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13ºBBM) que tem sua sede no município.
Para o subtenente Jorge Luiz de Souza Batista, comandante do Pelotão responsável, o projeto é pioneiro no Estado de Santa Catarina e prepara os jovens para o enfrentamento de situações diversas frente ao mar.
Para o Guarda-Vida Civil Voluntário (GVCV) Thales José Teixeira Cervati, instrutor em todas as edição do Projeto, após formados os jovens contribuem de forma significativa na prevenção de afogamentos e desempenham um papel social fundamental, considerando que em sua maioria os jovens são moradores de regiões litorâneas.