A equipe de Força-Tarefa (FT-03) do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM) com sede em Blumenau promoveu um treinamento de busca de vítimas com a utilização de software de georeferenciamento para mapeando e descarte de áreas na penúltima semana do ano.
A atividade teve como cenário a Barragem de Rio Bonito, em Rio dos Cedros, e foi dividida em duas partes: instrução teórica, com foco na utilização dos aplicativos e seu emprego em ocorrências, e simulado prático de busca e localização de vítimas.
O exercício consistiu na busca por um casal que não retornou à pousada após sair para remar na barragem. Os integrantes da FT-03 foram divididos em três equipes e receberam quadrantes específicos da área aquática para realização de buscas primárias nas margens com embarcações, a fim de localizar vestígios das vítimas.
As equipes precisaram se manter dentro de suas áreas demarcadas, utilizando-se de GPS, e retornar à base com pontos de interesse capturados em campo para inserção no mapa. Na segunda fase, foi delimitada uma área de busca específica na região onde foram encontrados pertences das vítimas.
Após novo mapeamento e distribuição de áreas de atuação para as equipes, deu-se início à nova busca, que resultou na localização das vítimas perdidas em uma região de mata.
O uso do mapeamento no posto de comando e do GPS em campo, de forma dinâmica e coordenada, torna as ações de busca mais profissionais e organizadas. Além disso, quando o trabalho em campo é realizado com o apoio dos serviços especializados de cinotecnia e de aeronaves remotamente pilotadas, por exemplo, há maior segurança para o descarte completo de áreas e confiança para seguir os trabalhos em novas regiões de busca.