Na terça-feira, 22, próximo das 18h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Gaspar foi acionado para atendimento a uma ocorrência de incêndio em uma edificação residencial no bairro Santa Terezinha. A equipe realizou o deslocamento com um caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR-176), uma camionete Auto Transporte de Materiais (ATM-192) e uma ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-440) com uma equipe de 07 bombeiros entre militares e comunitários e o Comandante de Área do Pelotão de Gaspar.
No local foi constatado que o incêndio estava localizado no fundo do terreno, por isso foi necessário isolar o entorno para restringir o acesso de populares. Foi, também, gerenciado os riscos com o desligamento da energia.
Foram solicitados recursos adicionais para apoio com fornecimento de água e efetivo, caso houvesse uma propagação do incêndio nos demais cômodos da edificação, dessa forma, foi acionado o Auto Tanque (AT-38) da Companhia de Bombeiros Militar (CBM) de Brusque e a Unidade de Combate a Incêndio e Resgate (UCIR) dos Bombeiros Voluntários de Ilhota.
Inicialmente, foi montado o estabelecimento com uma linha de ataque, conectada a uma adutora para iniciar o combate. A estratégia foi ofensiva, ataque direto às chamas acessando pelos fundos da residência, evitando sua propagação e reduzindo os danos do incêndio na residência. Enquanto isso, foi montada também uma linha de proteção, para ser utilizada caso a linha de ataque apresentasse algum problema ou se fosse necessário proteger edificações vizinhas.
No decorrer do combate, foi redimensionado o apoio externo, sendo cancelado o apoio da CBM de Brusque e mantido o apoio de Ilhota, devido ao tempo resposta. Ainda, foi localizado o proprietário da edificação, que confirmou ter saído da residência no início do incêndio e que possuía um animal de estimação, um gato, possivelmente ainda dentro da edificação. Foi realizada uma busca e localizado o animal, com vida, resgatado pela equipe e entregue ao proprietário e seus familiares.
Por fim, a área atingida foi a porção nos fundos da residência, cerca de 40m2, sendo preservada a edificação principal, com cerca de 160m2, além da proteção das edificações vizinhas. Ao todo, foram utilizados cerca de 2.000 litros de água na operação. Após o rescaldo, o local foi isolado e o proprietário foi orientado sobre a investigação de incêndio, a qual foi realizada no dia seguinte, para buscar elucidar as causas do incêndio.