Na quarta-feira, 17, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Gaspar realizou uma solenidade de formatura de Bombeiros Comunitários (BCs), com diversos atos e com a presença de autoridades locais, tais como o prefeito, Kleber Wan-Dall, e o vice-prefeito, Marcelo Brick. Além deles, o tenente PM Luiz Miguel, o secretário de Desenvolvimento, Delgio Roncaglio, a Secretária de Assistência Social, Andréia Schramm, a representante da Polícia Civil, Agente Marcia Kremer Vicente, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ilhota, Carlos Rampelotti, além do Comandante da 1º Companhia de Bombeiros Militar em Blumenau, major Maicon Eder Motelievicz e o Comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar em Gaspar, 1º tenente Levi Garcia Ribeiro.
A solenidade teve início com a promoção de dezenove Bombeiros Comunitários, que receberam das mãos de seus amigos e familiares os distintivos de grau correspondente à promoção. Este ato representa uma manifestação de prestígio e de consideração aos BCs pelo serviço voluntário desempenhado no quartel, em auxílio das equipes de serviço.
Outro ato da solenidade foi a passagem para a Reserva Remunerada (RR) do 2º sargento Fabiano Jovinski, que após 28 anos de serviço ativo, passou para a RR e recebeu uma réplica do machado de arrombamento emoldurado, ferramenta histórica da atividade de bombeiro militar, para eternizar a paixão pela corporação.
Na sequência foi realizado um ato de despedida dos soldados que foram movimentados e irão servir em quartéis de outros municípios, em novas missões. Os militares receberam uma singela homenagem pelos serviços prestados, desejando-lhes sucesso nas novas atribuições.