PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (456 palavras)

CBMSC EM ITAJAÍ CONTROLA PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA

No final da manhã desta sexta-feira, 07, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para combater um incêndio em uma residência no bairro Carvalho em Itajaí. Foram empenhados para este atendimento as equipes de plantão dos caminhões Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) 118 e 119, bem como das ambulâncias Auto Socorro de Urgência (ASU) 513 e 539.

No local foi verificado se tratar de um incêndio em uma residência em que as chamas haviam atingido a televisão e alguns móveis. Assim que os moradores perceberam, acionaram o CBMSC e desligaram os disjuntores de energia, para minimizar o risco de um curto circuito, bem como iniciaram o primeiro combate com mangueiras de jardim.



Quando as equipes do CBMSC chegaram, iniciaram o combate do foco inicial e utilizaram o ventilador para potencializar a visibilidade e evitar princípios de incêndio em outros cômodos da casa, já que além de tóxica, a fumaça é extremamente quente e pode ocasionar novos focos.

As causas deste incêndio só poderão ser apuradas após a realização da perícia de incêndio, mesmo que seja visível que as chamas ficaram concentradas próxima a televisão, o que pode indicar que houve um curto circuito ou algum problema na fiação elétrica.

Em razão da rápida ação dos moradores e do combate preciso do CBMSC, o incêndio não se propagou, não acarretou em danos maiores e não deixou vítimas graves. Um idoso, morador no local, foi atendido pela equipe para fins de aferição de pressão arterial e felizmente estava tudo dentro da normalidade. 



PREVENÇÃO

Em julho o CBMSC realiza o Alerta Vermelho em que a corporação intensifica a disseminação de informações relacionadas a prevenção de acidentes relacionados a incêndio, com bombeiros realizando visitas às residências.

O CBMSC orienta que a população esteja atenta a possíveis sobrecargas na rede elétrica, principalmente no inverno em que o chuveiro é utilizado com tensão maior e a fiação não suporta a demanda podendo provocar incêndio.

Também é recomendado que, quando os aparelhos eletrônicos apresentarem falha, sejam levados para o conserto ou assistência autorizada, evitando assim possíveis riscos. 



Créditos:
Texto: Cristina Schulze - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC/Campos Novos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193