PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (531 palavras)

CBMSC EM MAFRA REALIZA TREINAMENTO PARA BOMBEIROS COMUNITÁRIOS

Entre os dias 12 e 19 de agosto o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou o Treinamento de Bombeiros Comunitários Nível I (TBC-I) em Mafra. O objetivo foi agregar conhecimentos e integrar profissionais da área de salvamento para que possam desenvolver trabalhos conjuntos e com sinergia em ocorrências que apresentem a necessidade do envolvimento de diversos profissionais em virtude da complexidade.

A importância dos projetos sociais para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi um dos assuntos abordados, visto que pode meio deles tem-se o objetivo de orientar a população sobre os procedimentos que podem ser adotados em situações de emergência e também para evitar acidentes. Além disso, fomentar o bombeiro como um multiplicador de conhecimento através das instruções voltadas para a população a fim de criar uma cultura preventiva em todos os ambientes. 



No dia 12 os bombeiros comunitários tiveram noções práticas de funcionamento e de cuidados com a utilização dos desencarceradores elétricos. O equipamento passou a fazer parte do trem de socorro de Mafra no começo do ano e garante a sua efetividade nas operações de resgate.

Já no dia 15, eles realizaram uma visita técnica nas instalações da empresa Biodiesel-JBS para, de forma integrada com os brigadistas, terem uma instrução sobre os Sistemas de Segurança Contra Incêndio na prática. O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação. 

Por meio desse processo, os triglicerídeos presentes nos óleos e gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, gerando dois produtos: o éster e a glicerina. Como forma de aprimorar o conhecimento, através da integração e troca de experiências, é possível conhecer melhor os produtos, seus riscos e a forma de Combate em caso de sinistros.



No dia 17, no auditório do Hospital São Vicente de Paulo, também em Mafra, os participantes tiveram uma atualização dos Protocolos de Atendimento Pré Hospitalar com objetivo de integrar as equipes de Socorristas e a Equipe de Saúde do Hospital. 

No último dia de treinamento, os bombeiros comunitários realizaram um treinamento de Resgate Veicular em um ferro velho da cidade para serem colocadas em prática as técnicas de utilização dos desencarceradores de forma segura e eficaz.

Com o treinamento, além de garantir que as informações imprescindíveis sejam conhecidas por todos os integrantes do CBMSC, garante também a qualidade nos diversos atendimentos a toda sociedade Catarinense.

O curso foi conduzido pelos instrutores 2º sargento Odair Greffin, 2º sargento Anderson Carlos Kujaski, cabo Douglas Maidl e cabo Dangelo Diego de Lima.


Créditos:
Texto: 2º Sargento Odair Greffin
Imagens: Divulgação CBMSC/Mafra
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193