Com o lema: "Água no umbigo sinal de perigo", o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Porto União celebrou na terça-feira, 12, a formatura de 242 alunos da Escola Estadual Nilo Peçanha no Projeto Golfinho, carinhosamente chamados de "Golfinhos".
O objetivo principal do Projeto Golfinho é orientar crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, abrangendo os mares, piscinas, rios e cachoeiras. Destaca-se a relevância de conscientizar os pequenos sobre os perigos associados aos meios aquáticos, não apenas visando à segurança individual, mas também promovendo o desenvolvimento de uma cultura preventiva que torna a comunidade mais consciente e segura.
O projeto realizado em Porto União é fruto de uma parceria realizada entre o CBMC, através do Instituto do Planalto Norte e a Secretaria Estadual da Educação e que contou ainda com o apoio do CRAS do município. O projeto foi desenvolvido por bombeiros militares da ativa, da reserva e comunitários e incluiu aulas teóricas e práticas que ensinaram às crianças o reconhecimento de locais seguros para banho e a correta conduta em situações de emergência, tudo apresentado de maneira lúdica e educativa.
Cada aluno participante recebeu um kit contendo boné, camiseta, mochila e protetor solar. O Projeto destaca-se como uma iniciativa exemplar que investe no futuro, promovendo a educação aquática como um pilar fundamental para a formação de cidadãos conscientes e preventivos.